segunda-feira, 17 de junho de 2013

PLANO DE AULA - Equação do 2º grau

Plano de aula elaborado pelas professoras:

Debora Regina Felix Ribeiro Valverde
Andréa Paula Rodrigues Pustiglione
Luciana Mota Oliveira

PLANO DE AULA
 Bloco Temático: Números/Relações - Equação do 2º grau
 Objetivo Geral: Promover o processo de ensino e aprendizagem da equação de 2º grau por meio de uma linguagem de fácil compreensão, ampliando, assim, o interesse nessa área do conhecimento.
 Objetivos específicos:  Reconhecer uma equação do 2º grau com uma incógnita; Identificar seus coeficientes numéricos; determinar o conjunto solução desta equação; compreender e resolver situações-problemas que envolvam equações do 2º grau.
Competências e Habilidades:  O aluno deverá compreender a linguagem algébrica na representação de situações e problemas geométricos; expressar situações envolvendo equações de 2º grau por diferentes métodos (cálculo mental, fatoração e aplicação da fórmula de Baskára); utilizar a linguagem algébrica para exprimir a área e o perímetro de uma figura plana; capacidade de interpretar enunciados, transpor ideias relacionadas à álgebra e geometria, generalização e organização de dados a partir de certa propriedade.
 Justificativa: A assimilação deste conhecimento permitirá ao aluno o entendimento referente à utilização da equação de 2º grau em nosso dia-a-dia; estimulará nele buscar a resolução por diferentes meios, (fatoração, soma e produto, fórmula do discriminante); o auxiliará a resolver as situações-problema relacionadas à esta equação.
 Procedimentos Metodológicos:
- Pesquisa em grupo, feita na internet sobre o tema, para familiarização com o tema;
- Instigar o aluno em relação ao tema por meio de figuras geométricas, utilizando um ppt projetado na lousa;
- Contextualização histórica do tema, como os problemas envolvendo equações do 2º grau eram resolvidos no passado (História da Matemática);
- Vídeo do Telecurso sobre equações do 2º grau;
- Discussão sobre os processos utilizados pelos babilônios, formação de duplas e resolução de situações-problema por meio de invenção de estratégias próprias, enfatizar a dificuldade de se encontrar uma solução ”não natural”.
- Auxiliá-lo no reconhecimento dos coeficientes numéricos e se a equação é completa ou incompleta; resolução de exercícios.
- Oficina que introduz o aluno na proposta de completar quadrados, para que este perceba a noção geométrica ligada a este processo; projetar imagens de figuras que devem ser reproduzidas pelos grupos em cartolina;
- Exercícios pedindo que completem o trinômio quadrado perfeito, e utilizem a interpretação geométrica na busca das soluções da equação.
- Apresentação da Fórmula do discriminante (Bháskara);
- Exercícios e situações-problema.
- Utilização de jogos online disponibilizados no site: http://www.somatematica.com.br/
 Recursos Materiais e Tecnológicos:
 Textos didáticos, poemas matemáticos, caderno do aluno 9ºano/8ªsérie do 2ºBimestre, projetor, sala de informática e sala de vídeo.
 Tempo previsto: 15 aulas
 Avaliação:
- Pesquisa
- Envolvimento nas atividades
- Avaliação escrita

Um comentário:

  1. Professoras Debora, Andréa e Luciana.Cumprimento vocês pela elaboração deste Plano de Aula-Equação do 2º Grau excelente por ter o grande propósito de que o aluno aprenda com clareza e motivação o conhecimento da equação do 2º Grau associado à sua interpretação geométrica.Wilson

    ResponderExcluir