Debora Regina Felix Ribeiro Valverde
Andréa Paula Rodrigues Pustiglione
Luciana Mota Oliveira
PLANO DE AULA
Bloco
Temático: Números/Relações - Equação do 2º grau
Objetivo
Geral: Promover o processo de ensino e aprendizagem da equação de 2º
grau por meio de uma linguagem de fácil compreensão, ampliando, assim, o
interesse nessa área do conhecimento.
Objetivos
específicos: Reconhecer
uma equação do 2º grau com uma incógnita; Identificar seus coeficientes
numéricos; determinar o conjunto solução desta equação; compreender e resolver
situações-problemas que envolvam equações do 2º grau.
Competências
e Habilidades: O aluno
deverá compreender a linguagem algébrica na representação de situações e
problemas geométricos; expressar situações envolvendo equações de 2º grau por
diferentes métodos (cálculo mental, fatoração e aplicação da fórmula de
Baskára); utilizar a linguagem algébrica para exprimir a área e o perímetro de
uma figura plana; capacidade de interpretar enunciados, transpor ideias
relacionadas à álgebra e geometria, generalização e organização de dados a
partir de certa propriedade.
Justificativa: A
assimilação deste conhecimento permitirá ao aluno o entendimento referente à
utilização da equação de 2º grau em nosso dia-a-dia; estimulará nele buscar a
resolução por diferentes meios, (fatoração, soma e produto, fórmula do
discriminante); o auxiliará a resolver as situações-problema relacionadas à
esta equação.
Procedimentos
Metodológicos:
- Pesquisa em grupo, feita na
internet sobre o tema, para familiarização com o tema;
- Instigar o aluno em relação
ao tema por meio de figuras geométricas, utilizando um ppt projetado na lousa;
- Contextualização histórica do
tema, como os problemas envolvendo equações do 2º grau eram resolvidos no
passado (História da Matemática);
- Vídeo do Telecurso sobre
equações do 2º grau;
- Discussão sobre os processos
utilizados pelos babilônios, formação de duplas e resolução de
situações-problema por meio de invenção de estratégias próprias, enfatizar a
dificuldade de se encontrar uma solução ”não natural”.
- Auxiliá-lo no reconhecimento
dos coeficientes numéricos e se a equação é completa ou incompleta; resolução
de exercícios.
- Oficina que introduz o aluno
na proposta de completar quadrados, para que este perceba a noção geométrica
ligada a este processo; projetar imagens de figuras que devem ser reproduzidas
pelos grupos em cartolina;
- Exercícios pedindo que
completem o trinômio quadrado perfeito, e utilizem a interpretação geométrica
na busca das soluções da equação.
- Apresentação da Fórmula do
discriminante (Bháskara);
- Exercícios e
situações-problema.
- Utilização de jogos online
disponibilizados no site: http://www.somatematica.com.br/
Recursos Materiais e Tecnológicos:
Textos didáticos, poemas
matemáticos, caderno do aluno 9ºano/8ªsérie do 2ºBimestre, projetor, sala de
informática e sala de vídeo.
Tempo
previsto: 15 aulas
Avaliação:
- Pesquisa
- Envolvimento nas atividades
- Avaliação escrita
Professoras Debora, Andréa e Luciana.Cumprimento vocês pela elaboração deste Plano de Aula-Equação do 2º Grau excelente por ter o grande propósito de que o aluno aprenda com clareza e motivação o conhecimento da equação do 2º Grau associado à sua interpretação geométrica.Wilson
ResponderExcluir